Psicologia perinatal e parental

com a psicóloga Raissa Mendes (CRP 01/21787)

presencial (Brasília-DF e região) e online

:: Como funciona

A Psicologia perinatal e parental é a área que estuda os fenômenos psíquicos ligados ao ciclo gravídico-puerperal e oferece suporte psicológico a mulheres (e suas famílias/companheirxs) tentantes, grávidas e puérperas, priorizando sua saúde mental, ajudando-as a lidar melhor com os desafios que surgem nesses períodos de intensas transformações, além de prevenir ou tratar adoecimentos psíquicos da perinatalidade.

 

O processo terapêutico contempla todas as vivências relacionadas ao nascimento do novo ser e construção da mulher/família em seus novos papeis, a partir de intervenções e acolhimentos que favorecem a compreensão desses papeis, das expectativas e frustrações, dos medos e ansiedades. A Psicologia perinatal e parental atua também em casos de infertilidade, abortos, perdas gestacionais, óbitos neonatais, elaboração do luto, depressão gestacional e pós-parto, psicose puerperal e demais questões que possam surgir relacionadas ao ciclo gravídico-puerperal.

O acompanhamento psicológico na perinatalidade e patentalidade da Mulher Cíclica pode acontecer de duas formas:

Pré-natal psicológico em grupo presencial

 

Acompanhamento em grupo de mulheres grávidas, de qualquer idade gestacional, que acontece em 8 encontros temáticos presenciais, com o objetivo de acolher e promover escuta ativa aos conteúdos emocionais que surgirem, principalmente os relacionados ao ciclo gravídico-puerperal, favorecer o encontro entre mulheres e fortalecimento das redes de apoio, preparar as mulheres e famílias para o parto e para tudo o que virá após o parto, além de prevenir e tratar adoecimentos psíquicos.

Os encontros acontecem às quartas-feiras à tarde, de 16h às 17h30, na Asa Sul, Brasília-DF. Entre em contato para ser informada sobre o início do próximo grupo. 

Psicoterapia​ para tentantes, gestantes, puérperas e casos especiais - online ou presencial

Acompanhamento individual online ou presencial para mulheres que estão tentando engravidar, gestantes de qualquer idade gestacional, puérperas ou mulheres que passaram ou passam por situações de infertilidade, aborto, perda gestacional, óbito neonatal, depressão gestacional, depressão pós-parto, psicose puerperal ou alguma outra demanda relacionada ao ciclo gravídico-puerperal. As sessões têm o objetivo de acolher e promover escuta ativa aos conteúdos emocionais que surgirem, principalmente os relacionados ao ciclo gravídico-puerperal ou à sua história de vida, preparar para o parto e para tudo o que virá após o parto, além de prevenir e tratar adoecimentos psíquicos.

As sessões têm duração de até 1h, e os encontros online ou presenciais acontecem em dias e horários a combinar. Entre em contato para agendar uma sessão.

Foto: Joanna Hoffmann, Flor&Ser Fotografia.

Mulher Cíclica © 2020